Pular para o conteúdo principal

GESTÃO ATUAL REAFIRMA O COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE LAJES/RN.

Para melhor ilustrar o “Compromisso da Gestão Pública Municipal com a Educação”, no município de Lajes, no tempo e no espaço, nas dificuldades e conquistas, deve-se considerar como marco histórico, antes de tudo, as etapas de um ciclo que fora iniciado há décadas, se entende que o processo de inserção dos alunos, diante da “diversidade”, se faz na “integração escolar”.
As mudanças propostas para a Educação Básica no Brasil trazem enormes desafios à formação de professores. No mundo contemporâneo, o papel do professor está sendo questionado e redefinido de diversas maneiras. Para isso concorrem as novas concepções sobre a educação, as revisões e atualizações nas teorias de desenvolvimento e aprendizagem, o impacto da tecnologia da informação e das comunicações sobre os processos de ensino e de aprendizagem, suas metodologias, técnicas e materiais de apoio. O que delineia um cenário educacional que exige o incentivo aos professores a buscar continuamente o aprimoramento profissional, através do Plano de Formação Docente que estar sendo implantado pela gestão atual. Dentre as exigências que se colocam para o papel docente destacam-se:

·         Orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos;
·         Assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos;
·         Responsabilizar-se por atividades de enriquecimento curricular;
·         Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;
·         Utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio;
·         Desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe.
Visando cumprir ao que determinava o Planejamento Estratégico elaborado para a melhoria da educação da rede municipal de Lajes, após um minucioso monitoramento das ações nas escolas relacionadas à educação inclusiva, alunos com transtornos de aprendizagem na leitura e na escrita constatou-se a necessidade de se ampliar o suporte técnico e especializado às equipes escolares e, por essa razão, constituiu-se uma equipe Multiprofissional composto por Pedagogos, Psicopedagogo, Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista e Fonoaudiólogo.
A equipe Multidisciplinar em Educação hoje, além de seu corpo técnico já ampliado de educadores e especialista, mantém uma gestão de parcerias com entidades que apoiam o principal trabalho e razão de ser do próprio órgão: garantir não apenas o acesso dos alunos às unidades escolares, mas também a permanência e o desejado sucesso escolar dos mesmos.

AÇÕES REALIZADAS EM 2017

1ª AÇÃO – Ampliação das Salas de Recurso Multifuncionais.
OBJETIVO: Ampliar as vagas para alunos com necessidades educacionais especiais da rede municipal de ensino a fim de atender toda demanda desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

2ª AÇÃO – Intervenção multidisciplinar na escola.
 OBJETIVO: Contribuir para o fortalecimento da escola e família, para favorecer o desenvolvimento e aprendizagem do educando com necessidades educacionais especiais.

3ª AÇÃO – Orientação especializada para professores da sala regular, de alunos com deficiência.
OBJETIVO: Oferecer encontros que oportunizem reflexões do fazer pedagógico, a partir de socialização desses fazeres, vivências de novas práticas e fundamentação teórica.

4ª AÇÃO – Disponibilização de Auxiliares de Educação para assistência às escolas com alunos com deficiência que tenham dependência nas atividades da vida diária;
OBJETIVO: Apoiar a escola no atendimento dos alunos com Necessidades educacionais especiais que tenham dependência nas atividades da vida diária.

5ª AÇÃO – Orientação especializada para professores da Recuperação Paralela (Reforço), de alunos com Transtornos de aprendizagem na leitura e na escrita.
OBJETIVO: Oportunizar capacitações para reflexões sobre a prática, fundamentação teórica e vivência de atividades multissensorial e de consciência fonológica que promovam avanço na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos.

 #GOVERNOQUEREALIZAPOVOQUECONQUISTA.






































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESFILE CÍVICO 07 DE SETEMBRO DE 2017

Realização – Prefeitura Municipal de Lajes                     José Marques Fernandes Organização – Secretaria Municipal de Educação e Cultura                         Francisca Irene Martins Secretarias parceiras Secretaria Municipal de Obras e serviços urbanos Gabinete do Prefeito Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças Apoiadores Polícia Militar Departamento de Cultura Blogs do Município Colaboradores Escolas Estaduais e Municipais Decisões para o êxito da programação Durante toda a semana. A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) orientou o hasteamento da bandeira nacional, como uma forma de reflexão sobre a importância da pátria. Roteiro do Desfile Oficial, dia 07/09/2017: as Escolas se concentraram em frente à Escola Dr. Eloy d Souza, desfilaram na Avenida Alzira Soriano, passando pela Rua Ramiro Pereira, seguindo pela Praça Januário Cabral em direção a Praça Monsenhor V

PAUTA DA REUNIÃO COM GESTORES ESCOLARES

Na tarde/noite de ontem 22/10, ocorreu na SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Lajes) , uma reunião com a Equipe da Secretaria e Gestores Escolares, onde trataram assuntos do término do ano letivo e como também foi discutido o calendário letivo do ano de 2014. Pauta da Reunião com os Gestores Escolares do Município de Lajes “.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....” (Gonzaguinha) Inicio - poema de Carlos Drummond de Andrade chamado “Desejo a Você”, com fundo musical de “Imagine” de John Lennon. Rediscutindo “Agenda Semec” Dialogando sobre: Calendário ano letivo de 2014. (jornada pedagógica, férias, início do ano letivo) Definir prazo para entrega Quadro de Rendimentos, Ata

DIA DAS MÃES MONSENHOR VICENTE - A NOITE DO OSCAR

Em homenagem às mães, a Escola Municipal Monsenhor Vicente prepara um ambiente aconchegante para receber as estrelas da noite e a cada uma entrega um troféu, oou melhor o oscar para a melhor mãe de 2016 com caracteristicas em melhor no afeto, simplicidade, felicidade, sinceridade, humildade... A  NOITE DO OSCAR, encerrou com show de Paulo Wilson. Uma beleza de show. Parabéns as mamães.